O porto de Shanghai, na China, é o mais bem conectado do mundo em 2019, mostrou ranking da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
O terminal chinês ganhou uma pontuação da conectividade de 134 pontos, seguido pelos de Cingapura (124,63 pontos), Busan (114,45 pontos), na Coreia do Sul e Ningbo (114,35 pontos), também na China.
"O desempenho de um porto de contêineres é um fator crítico que pode determinar os custos de transporte e, por extensão, a competitividade comercial", disse a diretora de tecnologia e logística da UNCTAD, Shamika N. Sirimanne, em comunicado na quarta-feira.
Portos de contêineres eficientes e bem conectados, possibilitados por serviços de transporte marítimo frequentes e diretos, são vitais para minimizar os custos comerciais e fomentar o desenvolvimento sustentável, informou ela.
Além dos asiáticos, outros portos da lista são os de Antuérpia (94 pontos), na Bélgica, e Roterdã (93 pontos), na Holanda.
Os investimentos por companhias marítimas podem atrair serviços adicionais, e o Pireus (Grécia), operado pela chinesa COSCO, por exemplo, tornou-se o porto mais bem conectado no Mediterrâneo em 2019, assinalou o documento.
Nenhum dos portos nos primeiros 20 da lista é da África, América Latina, América do Norte ou Australásia.
Segundo o comunicado, na África, tanto a geografia quanto as reformas portuárias emergiram como fatores críticos. Os países mais bem conectado
s na África são aqueles em suas extremidades - Marrocos (noroeste), Egito (nordeste) e a África do Sul (sul).
O índice, que mede a conectividade de transporte marítimo, escalas em portos e prazo de entrega nos portos de contêineres do mundo, é estabelecido em 100 para o porto mais bem conectado em 2006, que foi Hong Kong, na China.
O conjunto de dados do Índice de Conectividade de Transporte Marítimo de portos da UNCTAD permite que empresas e governos determinem tendências de transporte marítimo e as posições de seus portos comparados com outros. Atualmente, fornece dados em mais de 900 portos.
Esses mais recentes conjuntos de dados complementam outras estatísticas e indicadores marítimos fornecidos pela UNCTAD para medir a realização das Metas de Desenvolvimento Sustentável.
Fonte: Xinhua
ficou show, tue o cara, tu nao e novela mais vou te seguir. parabens
Show o conteúdo, sempre bom conhecermos os diversos atrasos de nosso país. Mais e mais oportunidades para pensarmos e agirmos. Como sugestão do blog, algo sobre construção em containers, compartilhe sua experiência!
Obrigado aos que de alguma forma vieram aqui interagir.
We are in busines for few years already and i just have good thinks to tell anout you and your company. You guys keep the market update with news and is always good to know.
Thanks
Congratulations is very important to to keep update about.
Thanks