Lars Jansen (Sea Intelligence) analisa Shipping contentorizado: «Mercado está desequilibrado»


Em declarações ao jornal espanhol ‘La Vanguardia‘, Lars Jansen, especialista da área do Shipping de contentores e integrante da consultora marítima Sea Intelligence, vincou que, atualmente, o mercado prossegue «desequilibrado». Haverá fim à vista para a crise? Por agora, nem por isso.


O comércio marítimo, de acordo com a consultoria IHS Markit, caiu quase 10% durante o conturbado de 2020, mas os índices internacionais garantem que os preços dos contentores quadruplicaram em média nos últimos dois meses. De cerca de 1.500 dólares, os valores passaram para quase 5.000 dólares por contentor – em alguns casos, o disparo foi ainda mais além atingido a fasquia incrível dos 12 mil dólares.


Hoje em dia, arrasta-se uma situação de colapso do transporte internacional de cargas: uma fase tensa, pautada por taxas vertiginosas, atrasos acumulados (colocando adicional pressão logística nos portos), na qual paira a ameaça da falta de disponibilidade de stocks de mercadorias na Europa. Para os carregadores, os operadores marítimos são os culpados, acusados de especulação, aplicando taxas consideradas por muitos abusivas.


«O mercado está desequilibrado», comentou, ao ‘La Vanguardia’, Lars Jansen. «Depois da primeira vaga, muitos navios, principalmente na China, onde a maioria dos produtos é fabricada, pararam de operar, não ocorrendo também as viagens em sentido inverso dos Estados Unidos da América e da Europa para a China, essenciais para devolver os contentores vazios à China após o desembarque da mercadoria», explicou o especialista.


A consequência, aprofundou Lars Jansen, é que neste momento são poucos os contentores (assinale-se que a sua produção caiu 40% no primeiro semestre do ano passado, em reação aos temores de uma contração global na procura devido à pandemia) e, além disso, dos 180 milhões de contentores que existem no mundo, encontra-se estão mal distribuídos após o inicial confinamento. Segundo o especialista da Sea Intelligence, muitos deles foram ou estão armazenados em portos que deles não necessitam, e vice-versa.

Fonte: RevistaCargo


contato@protainer.com.br

13-4141-2858

13-97405-0868

Temos isotank para venda

www.isotank.com.br

contato@isotank.com.br

6 visualizações0 comentário

Todos os direitos reservados. Copyright Protainer © 2019

whatsapp-transparente.png