EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE FRUTAS ENFRENTAM APERTO NA OFERTA DE CONTAINERS



Os exportadores brasileiros de frutas, que já enfrentavam dificuldades nos embarques causados ​​pela pandemia, tiveram uma dor de cabeça adicional desde que o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez, no Egito, em março. O incidente agravou a falta de contêineres reefer nos portos brasileiros (o modal é responsável por cerca de 90% das exportações do segmento). De maneira geral, os efeitos mais imediatos do encalhe nas operações logísticas internacionais já foram superados, mas continua afetando os preços do frete de contêineres de frutas e hortaliças brasileiras.

“Estamos diante de um cenário complicado. A demanda por contêineres refrigerados é maior do que podemos atender. Foi a tempestade perfeita ”,

diz Enrique Garcia, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa de logística Rangel.


Segundo Garcia, a falta de contêineres refrigerados é inédita em seus 14 anos de empresa - a oferta atual é de 30% da oferta registrada no ano passado. Prevê-se que o abastecimento de contentores para frutas e vegetais só volte ao normal no final de 2021 ou no início de 2022.

A baixa oferta afetou os gastos dos exportadores. Entre fevereiro e abril deste ano, o custo do frete para embarque de contêineres aumentou 30%, passando de US $ 6.500 para US $ 10.000. As frutas competem com outros itens essenciais que precisam ser refrigerados, como remédios e produtos hospitalares, que ganharam prioridade na pandemia.

Essa situação tem se refletido na alta dos preços das frutas brasileiras na Europa, relata Garcia. Em alguns casos, itens como uvas, mangas e mamões exportados pelo Brasil custam hoje o dobro nas prateleiras europeias do que antes do boom atual. A Rangel atende grandes redes varejistas, como De Marchi, Fischer e LPD, com fluxo de safra e contra-safra (embarque de frutas do Brasil para a Europa e também do mercado europeu para o brasileiro).

No primeiro trimestre, os embarques de frutas do país somaram 245,1 mil toneladas, segundo dados da ABAFRUTAS (Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados). Isso representa um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2020. O crescimento se deve principalmente às vendas para os países vizinhos do Mercosul.

Fonte: Valor

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