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A falta de novos containers de remessa aumenta a turbulência do comércio global


Os maiores fabricantes mundiais de contêineres de transporte estão lutando para atender ao aumento da demanda por caixas de metal que transportam cerca de 90% dos produtos em torno da economia global.


Um boom comercial no segundo semestre do ano passado pegou os produtores de contêineres - a maioria empresas chinesas - de surpresa, já que a pandemia tirou o suprimento existente de cerca de 25 milhões de caixas de suas rotas normais. Os fabricantes têm aumentado a produção desde então, mas eles não podem aliviar a escassez que sustentou as altas taxas de frete por seis meses.


O problema se assemelha aqueles na indústria automóvel , onde fabricantes de automóveis cortar ordens de chips de computador mais cedo em 2020 espera uma queda nas vendas, só para ver o consumo das famílias provar resiliente. O aperto de contêineres e o congestionamento dos portos que o acompanham podem se estender até o segundo semestre de 2021, com as recuperações nas economias dos EUA e da Europa devem manter alta a demanda por produtos chineses.


“Deve haver caixas suficientes para lidar com o nível de demanda em condições normais”, de acordo com Simon Heaney , gerente sênior de pesquisa de contêineres da Drewry Shipping Consultants Ltd. “O problema é que o uso de caixas aumentou devido a todos os atrasos, o que significa que leva mais tempo para liberar unidades de volta para o próximo cliente. ”


On The Backfoot

A indústria de fabricação de contêineres não entrou em 2020 em uma boa posição, com a produção e as vendas na China caindo em 2019, de acordo com uma entrevista escrita à China International Marine Containers Co., maior fabricante do mundo .


Houve também um grande excedente de caixas, com o equivalente a mais de 3 milhões de contêineres vazios de 20 pés nos portos chineses no final de março do ano passado e 1,2 milhão em armazenamento nos fabricantes de contêineres, Li Muyuan, vice-presidente da China Container Associação da Indústria, disse em entrevista à mídia chinesa no início deste ano.


Esse superávit, combinado com a expectativa de que o comércio entraria em colapso com a expansão global da Covid-19, causou uma queda nos pedidos aos fabricantes de contêineres chineses, que respondem por mais de 90% do fornecimento mundial. Quase não houve novos pedidos para a indústria nos primeiros cinco meses de 2020, disse a CIMC na quinta-feira em sua resposta por e-mail às perguntas.


No entanto, a situação se inverteu em meados do ano, quando os consumidores nos Estados Unidos e em outros lugares se empanturraram de computadores e equipamentos para trabalhar em casa ou decorar suas casas, e as importações de máscaras e outros produtos relacionados à pandemia dispararam.


O aumento das exportações da China levou a uma enxurrada de pedidos de novos contêineres, em alguns casos dobrando o preço para mais de US $ 3.000 por uma caixa padrão de 20 pés. A CIMC disse que contratou 5.000 trabalhadores desde setembro do ano passado e até administrou algumas linhas de produção durante o feriado do Ano Novo Lunar no mês passado.


A produção aumenta

A produção aumentou para 300.000 unidades equivalentes a 20 pés em setembro, e depois para 440.000 em janeiro, de acordo com Li.


Mas isso não tem sido suficiente para compensar o fato de que não há caixas usadas suficientes devolvidas do exterior para a China para serem recarregadas e reexportadas.


As transportadoras marítimas que possuem ou alugam a maioria dos contêineres em uso estão tentando agressivamente levar as caixas dos EUA para a Ásia, de acordo com Ken Hoexter, analista da indústria de transporte do Bank of America em Nova York. Mas o atual aperto nos mercados de transporte vai continuar pelo menos até o meio do ano ou mais tarde, disse ele em entrevista na semana passada.


A indústria naval está tentando recuperar o atraso, mas a combinação de estoques extremamente baixos, congestionamento portuário nos EUA, aumento da demanda do consumidor, a ausência de qualquer período de inatividade na China durante o restrito Ano Novo Lunar e agora o pacote de estímulo de US $ 1,9 trilhão do governo Biden se estenderá a escassez, disse ele.


Mesmo com o aumento da produção de novos contêineres, a situação não vai melhorar até junho, quando o lançamento de vacinas diminuirá a pandemia e as caixas começarão a voltar para a China, disse Mai Boliang, CEO e presidente da CIMC, à TV estatal chinesa no início de março.


“À medida que saímos progressivamente da economia da Covid no final do ano, veremos uma normalização do comércio de contêineres”, disse Olivier Ghesquiere, presidente e diretor executivo da empresa de locação de caixas Textainer Group Holdings Ltd. “ Mas não veremos uma situação de excesso de contêineres no mercado ”, disse ele em recente teleconferência, lembrando que a capacidade de produção está praticamente esgotada no primeiro semestre deste ano.


Isso significa que as altas taxas de frete - o sinal mais visível da escassez de contêineres de aço - podem continuar por algum tempo.


–Com assistência de Ann Koh e Kyunghee Park.

By GCAPTAIN

 

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